JOSEPH LEDOUX
Professor de Ciência Neural; Professor de Psiquiatria; Professora de Psiquiatria da Infância e Adolescência na New York University
A pesquisa do meu laboratório visa entender como o cérebro aprende e armazena informações sobre o perigo. Usando o condicionamento pavloviano de ameaça (medo) em ratos, mapeamos os caminhos pelos quais os estímulos sensoriais entram e fluem pelo cérebro durante o aprendizado. Este trabalho implicou circuitos específicos dentro da amígdala como essenciais para a formação de memórias de ameaças. O mesmo sistema cerebral está por trás do aprendizado de ameaças em humanos. Os mecanismos detalhados, que só podem ser descobertos por meio de estudos com animais, são, portanto, aplicáveis à compreensão do processamento de ameaças no cérebro humano.
A pesquisa do meu laboratório visa entender como o cérebro aprende e armazena informações sobre o perigo. Usando o condicionamento pavloviano de ameaça (medo) em ratos, mapeamos os caminhos pelos quais os estímulos sensoriais entram e fluem pelo cérebro durante o aprendizado. Este trabalho implicou circuitos específicos dentro da amígdala como essenciais para a formação de memórias de ameaças. O mesmo sistema cerebral está por trás do aprendizado de ameaças em humanos. Os mecanismos detalhados, que só podem ser descobertos por meio de estudos com animais, são, portanto, aplicáveis à compreensão do processamento de ameaças no cérebro humano.
Confira a agenda de atividades
27 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA
Sala 01 - Oceânico
CÉREBRO, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES
16:45-17:40
BRAIN TALKS: OS QUATRO REINOS DA EXISTÊNCIA: UMA NOVA TEORIA DE SER HUMANO
Moderador: Jorge Moll Neto (RJ)
Palestrante: Joseph Ledoux (Estados Unidos)
28 DE JUNHO | SEXTA-FEIRA
Sala 01 - Oceânico
CÉREBRO, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES
10:00-10:30
BRAIN TALKS: SENTIMENTOS PENSATIVOS: MEDO E SOLIDÃO
Moderador: Daniel Martins de Barros (SP)
Palestrante: Joseph Ledoux (Estados Unidos)